Loading...

Controlos parentais

6 perguntas a serem feitas sobre a segurança online do seu filho

O que são controlos parentais?


Os controlos parentais são ferramentas que permitem gerir a utilização da Internet pelos filhos. Os controlos dos pais têm várias formas e tamanhos, mas podem incluir funcionalidades como filtro do Web site e conteúdo, gestão de tempo de ecrã e muito mais.

Alguns dos dispositivos, aplicações e Web sites favoritos do seu filho têm controlos parentais integrados, mas é importante saber tudo o que podem fazer para perceber se precisa de uma solução mais robusta. Mas primeiro, é importante pensar na idade e no nível de maturidade do seu filho para o ajudar a decidir o que deve ou não aceder.  

Porque razão a segurança na Internet é importante para as crianças?

 

Quando se trata de segurança online para crianças, pode se questionar se não há problema em permitir que o seu filho tenha acesso à Internet. Mas as estatísticas são inegáveis: de acordo com o Pew Research Center, as crianças com idades entre oito e 12 despendem cerca de seis horas online todos os dias, enquanto que os adolescentes passam uma média de 9 horas online todos os dias. E mesmo que restrinja o acesso em casa, as crianças certamente passarão tempo online na escola ou em casa de amigos.

Com tantas formas do seu filho aceder à Internet, é importante questionar-se para ajudar o seu filho a navegar com segurança neste admirável mundo novo.

Com que idade uma criança deve ter acesso à Internet?

 

Antes de prosseguir, determine se o seu filho está pronto para estar online. Não há nenhum número mágico para determinar em que idade o seu filho estará pronto para a Internet, mas de acordo com Child Trends, 41% das crianças em idade de 3 a 5 e 57% das crianças em idade 6 a 11 utilizam a Internet em casa. E mesmo que restrinja o acesso em casa, quando chegarem ao infantário, provavelmente começarão a aceder na escola.

Mas apenas porque o seu filho pode aceder à Internet, não significa que tem de aceder a toda a Internet. É importante pesquisar aplicações e Web sites adequados à idade para perceber quando o seu filho pode estar pronto para os utilizar e avaliar se tem maturidade suficiente para o fazer.

Felizmente, muitos Web sites e aplicações, especialmente Web sites de redes sociais, têm restrições de idade que o podem ajudar a orientá-lo. Facebook, Instagram, Tik Tok e YouTube exigem que os utilizadores tenham pelo menos 13 anos de idade. Mas estas são apenas diretrizes: cabe a si, como responsável, determinar se o seu filho de 13 anos está pronto para aceder a estas aplicações e Web sites.

Se decidir que seu filho está pronto para configurar contas e aplicações, ou se estiver pronto para um telefone ou dispositivo próprio, existem algumas formas para o ajudar a permanecer seguro.

Como mantenho o meu filho seguro na Internet?

 

Por vezes, mesmo com as melhores intenções, as crianças podem tropeçar em Web sites e conteúdo perigosos sem querer, por isso é excelente configurar a segurança online para crianças com algumas ferramentas gratuitas em alguns dos Web sites, aplicações e dispositivos favoritos da criança.

  • Controlos parentais do iPhone: Restrinja certos conteúdos e aplicações e defina os limites de tempo de ecrã. Se o seu filho tiver o seu próprio iPhone, adicione o dispositivo do seu filho à sua "família" com as definições de Tempo de ecrã do telefone. A partir daí, mesmo se partilhar um dispositivo, poderá definir uma variedade de controlos. 

  • Google Family Link (para dispositivos Android): Defina os controlos e limites de tempo de ecrã remotamente, a partir do seu dispositivo. Para começar, procure o Google Family Link no Google Play.

  • Modo de segurança do YouTube: Bloqueia conteúdo para adultos. Em qualquer página do YouTube, encontre o rodapé que lista as definições. Clique no botão "Modo restrito" para ativar ou desativar esta funcionalidade.  

  • Google SafeSearch: Filtre conteúdo sexualmente explícito nos resultados de pesquisa do Google. Verifique as definições de pesquisa para configurar e ativar para todos os utilizadores menores de 13 anos através da apliação Google Family Link. 

  • Definições de privacidade da rede social: Mantenha a atividade e as informações restritas apenas aos seus amigos e controle quem os pode seguir. Verifique as definições de conta da rede social do seu filho para alterar quem o pode localizar. 

Estas ferramentas não irão bloquear todos os Web sites maliciosos, por isso poderá ser necessário considerar uma solução de controlo parental  adicional para melhorar a segurança online do seu filho.

Os controlos parentais são eficazes?

 

Se se estiver a integorrar sobre esta questão, é importante saber que não está sozinho. De acordo com um estudo de 2019 do Pew Research Center, 52% dos pais utilizam o controlo dos pais para restringir o acesso a determinados Web sites.

E há uma boa razão para isso: ao utilizar em conjunto com os pais e sob orientação, o controlo dos pais pode ajudar a incentivar hábitos online saudáveis ao seu filho e a proteger a rede e dispositivos domésticos. Os controlos parentais podem não apenas limitar o tempo de ecrã e restringir o conteúdo explícito, mas também ajudar a impedir o cibercrime e o roubo de dados, afastando o seu filho de comportamentos online de risco, que podem levar a uma violação.

É por isso que é uma boa ideia considerar a possibilidade de agrupar o seu software de controlo parental e segurança cibernética, para que possam trabalhar juntos para o manter a si e à sua família seguros online. McAfee® Total Protection vem com o McAfee® Safe Family , que lhe dá muitas das funcionalidades de controlo parental que abordámos, bem como o premiado antivírus para ajudar a proteger os seus dispositivos domésticos e rede.

Mas mesmo com o aumento de proteção em casa, em algum momento, o seu filho estará online noutro dispositivo ou rede, talvez com um dos seus amigos, que não tenha os controlos parentais definidos. É aí que a educação prevalece.

Como posso ensinar o meu filho sobre segurança na Internet para crianças?

A chave para o sucesso de parentalidade na era digital é manter uma conversa aberta com seu filho e despender algum tempo para o ensinar sobre as principais sugestões de segurança na Internet, como as regras experimentadas e comprovadas em baixo: 

  • Não forneça nenhuma informação pessoal online antes de falar com os seus pais, incluindo o nome, endereço, número de telefone e muito mais.  

  • Não partilhe as palavras-passe com ninguém, nem com amigos.  

  • Não diga nada online que não diria pessoalmente e, se receber mensagens ou comentários maldosos, informe os seus pais.  

  • Não carregue fotografias ou transfira ficheiros sem falar com os seus pais  

  • Não fale com alguém que não conhece online e não se encontre com ninguém que conheceu online.  

  • Se encontrar algo online que o deixa desconfortável, não oculte. Converse com os seus pais sobre como encontrou o conteúdo, como pode evitar no futuro e faça as perguntas que possa ter sobre o conteúdo.  

Em alguns casos, os filhos podem saber mais do que os pais sobre estar online, por isso, manter uma comunicação aberta é importante. Quanto mais aberta for a conversa, mais preparados estarão para falar sobre as suas atividades online, permitindo que os oriente para bons hábitos.